contador

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

dragon ball


História


A história de Dragon Ball conta a vida de Son Goku, um menino com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Viagem ao Oeste (西遊記), desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.

As Esferas do Dragão são alguns dos componentes da história. São sete bolas de cristal, mágicas, que estão espalhadas pelo planeta e que possuem estrelas no seu interior (de uma a sete). Quando todas são reunidas, se o portador souber as palavras mágicas, são usadas para invocar o dragão Sheng Long (Shenron) que realiza um desejo (com limites). Depois do desejo ser concedido, as bolas transformam-se em pedra e espalham-se pelo planeta, ficando impossíveis de serem usadas e detectadas durante um ano. Em tempos passados, demoraria gerações para procurar e juntar as esferas. No entanto, no início da história, uma garota chamada Bulma cria o Radar do Dragão para detectá-as, tornando o processo mais fácil e rápido do que deveria ser. No decorrer da série, as "Dragon Balls" deixam de ser o tema principal para serem apenas um elemento secundário.


Esferas do DragãoO início da viagem fantástica de Goku começa com o aparecimento da jovem Bulma que está atrás das esferas. Goku mora nas montanhas sozinho, desde que o seu avô Son Gohan morreu. O objeto que ele guarda como uma lembrança do seu avô é uma das Esferas do Dragão. Eles se conhecem e ela conta para Goku sobre os poderes das Esferas, pede-lhe que ele lhe entregue sua esfera, e conta que descobriu num pergaminho a história de que ao juntar as sete esferas mágicas é possível invocar um dragão chamado Sheng Long e que este pode realizar qualquer desejo que lhe peçam. No entanto, Goku não queria entregar a esfera porque era uma lembrança muito forte do seu avô, e assim decide ir com Bulma atrás das Esferas do Dragão. No caminho conhece muitas pessoas como Oolong (um porco que consegue alterar a sua forma), Yamcha (um bandido do deserto), Pual (um bicho voador com os mesmos poderes que Oolong, que vive com Yamcha), Mestre Kame (um velho mestre de artes marciais), Kuririn (um jovem monge que procura os ensinamentos do Tartaruga Genial) e Lunch (uma jovem que possui dupla personalidade, que se manifesta ao espirrar(seu cabelo muda de cor e sua personalidade varia entre violenta e bondosa). Enfrenta muitos perigos e inimigos, como Pilaf, o Exército da Red Ribbon e o Rei Demônio Piccolo.

Artes Marciais + Ki
Característico dos mangás Shounen, Dragon Ball conta com muitos elementos de luta. Inicialmente, os personagens utilizam durante as lutas apenas as técnicas de artes marciais. Neste estilo de luta encontram-se lutadores rápidos, fortes, muito superiores às pessoas normais, porém dentro de um limite tolerável. Até que se descobre como utilizar o Ki (energia interna que flui no interior dos seres vivos), sabendo como utilizá-la, consegue-se concentra-lá em qualquer parte do corpo, possibilitando o uso de técnicas como o Kamehameha (desenvolvida por Mestre Kame. Durante a história, vão aparecendo novos mestres com novas técnicas, e cada vez mais essas técnicas vão se tornando comuns entre os personagens. Aparecem poderes variados, normalmente um para cada personagem, sendo que alguns sabem em média duas ou três técnicas. Sabendo sentir o Ki, uma pessoa pode detectar a presença do seu oponente, e também o seu nível de energia. Alguns personagens desenvolvem técnicas sofisticadas, que podem destruir o oponente em poucos segundos. Todos os personagens no início da saga Dragon Ball Z aprendem a técnica do bukujutsu, no qual se usa o ki para poder voar. Essa técnica foi inicialmente apresentada por Chaos durante o penúltimo Tenkaichi Budokai na fase Dragon Ball.

Temas recorrentes
Na saga Dragon Ball, narra-se por completo a evolução interior e exterior do pequeno Goku, cujo desenvolvimento, não apenas físico mas também aquele que tange à formação do caráter, é acompanhado de perto durante um longo percurso: seu treinamento, seu crescimento, a paternidade, como lida com a criação de seu filho, como se mostra ausente no acompanhamento deste, e, assim, consegue encontrar seu próprio caminho, da mesma forma como o pai criou-se sozinho, sem no entanto desprezar a importância das relações sociais, até com seus próprios desafetos, na formação do caráter. Vale notar que a citada evolução interior se dá no sentido de adequação às normas sociais: de uma pessoa criada no campo, onde não há regras de convivência, até se tendo que se adaptar a vida no centro urbano, fato este que é consolidado na união matrimonial - símbolo maior da possibilidade de conviver.

Uma das metáforas de Dragon Ball descreve o autocentrismo do homem contemporâneo: a história centra-se numa figura de um herói onipotente e auto-suficiente; quando há na história grupos sociais, estes revelam-se impotentes para combater o poder de um opressor superior, e apenas outro poder supremo e individual consegue derrotá-lo e cessar a exploração. A pertinência de Son Goku em não deixar seu lado "humano" está exatamente em mostrar seu engajamento social, a luta contra a opressão e a servidão étnica.

A desconstrução do mito do homem autárquico, no entanto, encontra-se na própria obra: para alguns adversários, os esforços individuais de Goku revelam-se fúteis; faz-se mister, por conseguinte, não apenas uma associação com outros heróis (alguns dos quais também expostos como egocêntricos e independentes em algum momento), mas também com a totalidade da raça humana, de modo que a coletividade prevaleça sobre a individualidade.

Além do individualismo, se revela um desenraizamento social do herói. Quando este desenraizamento se rompe, como no caso do conflito entre raças em Namek, Goku se vê forçado a assumir uma posição e, assim, ficar ao lado de um dos grupos sociais existentes, que geralmente são os grupos oprimidos e isto reforça o seu caráter axiológico de altruísmo e abnegação. Enfim, uma verdadeira epopéia.

Apesar de todo o seu conteúdo de artes marciais, a história de Dragon Ball centra-se fundamentalmente à volta de um tema de redenção, geralmente através de exposição aos ideais "puros" de Son Goku (kakarotto) e Son Gohan. Quase todas os maiores personagens no mangá apareceram como vilões mas, de uma forma ou de outra, acabaram por se converter para o lado do bem. Muitas vezes, isto inclui uma aliança temporária para derrotar um inimigo maior, depois da qual, de alguma forma, os inimigos anteriores raramente encontram motivação para recomeçar a lutar. Este tema é evidente desde o início (com a conversão de Yamcha, Oolong e Pual) e continuando para além do Dragon Ball Z. Este estilo de redenção não é único (é bastante comum em Comics americanos), mas é significativo pois persiste apesar de outras grandes mudanças em estilo e tom. Outros elementos, como a importância da família e da amizade e ideais como o esforço e o sacrifício estão também presentes.

Personagens


Son Goku - Personagem principal da trama. Inocente, decidido e bonzinho, acredita facilmente em tudo o que ouve. Acredita nas pessoas, quase nunca percebendo a maldade dos outros. É forte, ágil, aprende técnicas de luta com facilidade, bolando estratégias simples, mas eficientes. Normalmente luta por puro instinto de Saiyajin. Gosta de lutas, assim como gosta de comer e de dormir. Quando era criança, não sabia diferenciar um homem de uma mulher, por viver tanto tempo sozinho, não é orgulhoso, não se importando em ser derrotado, muito pelo contrário, encara cada derrota como um estímulo para treinar mais e se superar, é o maior defensor da terra (mas a população nem suspeita disso!).
Piccolo - Um extraterrestre que foi enviado por seu pai para escapar de uma catástrofe climática no seu planeta natal Namekusei. Após desistir de esperar pela vinda de seu pai, este Namekuseijin vagou pelo mundo. Ao fim da jornada encontrou o Templo Sagrado de Kami-sama e foi então tutelado pelo Kami-sama daquela epóca. Para tornar-se o Kami-sama seguinte, ele teve que se separar da sua metade confusa e obscura: o lado bom virou o Kami-sama, e o lado maligno Piccolo Daimaoh. Piccolo tinha planos de dominar o mundo, mas foi morto por Goku. Seu filho quis revanche. Lutou contra Goku numa final emocionante e arrasadora do torneio de artes-marciais, mas acabou sendo derrotado. Prometeu vingança, porém aos poucos alia-se a Goku e sua turma, passando até a treinar o seu filho, com quem criou uma grande afeição, Gohan, na fase seguinte.
Tenshin Han - Um humano com três olhos e muito forte. Tenshin fora treinado pelo Mestre Tsuru, este rival de Mestre Kame, em que ambos foram treinados pelo mesmo mestre. Antes de conhecer Goku, caminhava para o lado do mal, alimentando-se dos planos diabólicos de seu mestre e irmão deste, o temido e matador lutador Tao Pai Pai. Foi o primeiro humano a vencer Mestre Kame, disfarçado de Jackie Chun, no torneio de artes marciais, cuja final venceria Goku, num embate surpreendentemente equilibrado. Suas principais técnicas são Kikoho, Dodonpa, Shishin Ken (separação) e Taiyouken (o que seria aprendido futuramente por Goku e Kurilin).
Mestre Kame - Um mestre nas artes marciais e muito respeitado. Vive a mais de 100 anos. Suas técnicas são famosas pelo mundo inteiro, sendo a mais conhecida, o poderoso Kamehameha. Possui o título de Sennin das Tartarugas, podendo usar duas especiais: a sua amiga, a Tartaruga, e a voadora Gamera. Seu maior gosto é por mulheres, principalmente as novas. Adora assistir programas de ginástica. Mesmo que sua personalidade o mostre um velho aparentemente frágil, ele é astuto, forte e decidido.
Kuririn - Um monge que decidiu treinar com Mestre Kame no mesmo momento que seu melhor amigo, Goku. No início dos treinamentos, tinha-o como rival, mas depois confessa a superioridade de Goku. Apesar de não ser um lutador muito forte, é rápido, esperto e de grande utilidade em horas difíceis. É morto infelizmente por Piccolo Daimao, logo após a vitória de Tenshin Han no torneio de artes marciais sobre Goku. No Tenkaichi Budokai seguinte, encontra-se com Piccolo novamente, mas agora este filho do antigo, sendo derrotado mais uma vez. Seus principais golpes são Kamehameha e Kienzan.
Yamcha - Era um ladrão do deserto que, ao lado de Pual/Puar, furtavam qualquer coisa. Descobrindo o poder das tais esferas do dragão, a fim de realizar seu desejo de acabar o seu medo com mulheres, faz de tudo para roubá-las das mãos de Goku, entrando em confronto diversas vezes com ele. Mais tarde, acaba juntando-se ao grupo, partindo a ajudar a Terra livre de qualquer ameaça. Suas principais técnicas são Kamehameha, Sokidan e Rogafufuken.
Chaos - É o melhor amigo de Tenshinhan, também discípulo do mestre Tsuru. Seguia os mesmos passos maléficos de seu amigo, treinado tanto para dominar o mundo quanto para matar. Enfrenta Kurilin no torneio de artes marciais, mas é derrotado em uma batalha bastante disputada. É um personagem fraco, que acaba não acompanhando o poder de luta dos outros guerreiros, porém, suas técnicas Dodonpa e Chonoryoku (auto-destruição) podem causar altos danos no oponente.
Yajirobe - Um guloso que pouco se interessa em salvar o mundo, usando sua força apenas para caçar animais ou “monstros” servidos para comida. Ajuda bastante Goku na saga de Piccolo Daimao, chegando inclusive a fazer um churrasco de um monstro enviado por este. Seus golpes consistem na espada, causando grandes estragos nos adversários.
Mestre Karin - Chamado de "O Deus de Artes Marciais", ele ensinou a Goku como derrotar Tao Pai Pai. Se não fosse por ele, Goku não conseguiria ganhar. Além disso, é ele quem fornece (não sabe-se de onde) as Sementes dos Deuses (Seizus), que restaura instantaneamente a força dos guerreiros ao longo de toda a saga Dragon Ball Z.
Bulma - É uma moça decidida e forte, que adora se fazer de vítima e de fraca, porém é exatamente o contrário. Se considera uma moça inocente e frágil. Quando precisa, sabe correr ou colocar outros para ficar no seu lugar. Gosta de homens bonitos, tendo uma queda por eles. Seu sonho é conseguir um namorado. É muito esperta com tecnologia, criando objetos mirabolantes.
Oolong - Pequeno porco que tem a habilidade de se transformar no que quiser, por cinco minutos, e depois necessita de um minuto para descansar e então recuperar as suas energias. Foi encontrado por Goku e Bulma, enquanto utilizava os seus poderes para aterrorizar uma aldeia, raptando as moças jovens da mesma. Desde então acompanha Goku e Bulma na sua busca das Dragon Balls. Tal como Mestre Kame, é um pervertido.
Lunch - Uma jovem moça que tem dupla personalidade, quando espirra muda a sua personalidade de uma jovem simpática de cabelos azuis que adora tarefas domésticas, para uma loira que assalta bancos por diversão. Foi encontrada por Goku e Kurilin, para ser a empregada doméstica de Mestre Kame, e este os aceitar como seus alunos.
Pual - Melhor amigo de Yamcha. Tem os mesmo poderes que Oolong, e quando eram mais novos estudaram juntos, mas ao contrário de Oolong, a sua transformação não tem limite de tempo, pois completou o treino. É capaz de voar, sendo o primeiro a fazer isso na série.
Kami Sama - É um habitante do Planeta Namekusei da Raça Guerreira que foi enviado para Terra quando estava prestes a acontecer um fenômeno natural em seu planeta de origem. Quando chegou lá, ele se tornou o deus supremo deste planeta. Para se tornar o deus, ele tinha que se livrar de sua parte maligna, assim nasceu dele o Piccolo Daimaoh. Seu poder foi dividido entre ele e sua parte maligna. Na Saga Cell, eles voltam a ser um só, Piccolo já havia se tornado uma "pessoa boa", e estava muito forte, Kami-Sama se tornou parte de Piccolo formando um guerreiro muito poderoso. Depois disso a Terra ficou sem um Kami Sama. Até que então Dende foi convidado a este posto, e aceitou. Como Dende faz parte de uma poderosa família do dragão ele criou novas esferas que poderiam realizar dois desejos, porém não era possível ressuscitar alguém que já tinha sido ressuscitado e morrera novamente.
Sr. Popo - É o ajudante do Kami Sama, treina goku para o Tenkaichi Budokai para derrotar o Piccolo Jr. Apesar de parecer insignificante, ele está sempre aparecendo em Dragon Ball, e dando informações muito úteis para os guerreiros. Após a união entre Kami Sama e Picollo jr. um novo Kami Sama é eleito (Dende) e Popo passa a seguí-lo assim como fazia com o antigo Kami Sama. Ele sempre viveu no palácio junto com o Kami-Sama. Como na série Dragon Ball quando faz Goku ficar mais rápido que um relâmpago e também ele e Kami-Sama treinaram os guerreiros Z para que eles lutassem contra os sayajins. Ele foi quem fez o modelo do dragão Sheng Long. Ele ficou muito triste quando Kami-Sama se fundiu ao Picollo porque ele não gosta de ficar sozinho no templo.
Vovó Uranai - Vovó Uranai é uma velha vidente com mais de 500 anos de idade, e irmã mais velha do Mestre Kame. Ela possui uma bola de cristal que permite que ela veja o futuro ou qualquer lugar do planeta no presente. A bola de cristal flutua e ela pode usá-la para levitar. Ela é capaz de trazer uma pessoa que morreu no passado para passar um dia na Terra com os vivos. Ela prevê o futuro, mas cobra muito caro para isso, contudo, se a pessoa for capaz de derrotar os guerreiros que ela trouxer do outro mundo, ela verá o futuro para ela.
Umigame - É a tartaruga marinha companheira de Mestre Kame. Houve uma ocasião em que Umigame estava em perigo e Goku a salvou, o que deixou Kame muito grato. Ela é uma tartaruga muito correta e está sempre censurando Mestre Kame por ele ser muito tarado. Ela tem mais de 100 anos de idade, pois em um episódio de Dragon Ball Z o Mestre Kame faz uma festa de aniversário para comemorar seus centésimo ano.
Son Gohan - Avô adotivo de Goku. Vivia na montanha Paozu e encontrou Goku nas matas quando ele era um bebê e resolveu adotá-lo. Educou Goku e o ensinou um pouco de artes marciais. Deu a Goku, o bastão e a esfera do dragão de quatro estrelas. Morreu esmagado por Goku, quando ele se transformou em um macaco gigante, Oozaru por conseqüência de ter visto a lua cheia. Gohan será o nome do filho que Goku terá em Dragon Ball Z.
Tao Pai Pai - Na saga Red Ribbon de Dragon Ball ele é um assassino profissional e foi contratado pelo exército Red Ribbon para matar Son Goku. Após matar Bora, trava um combate contra Goku, que é vencido, mas não o matou devido a uma esfera que o protegeu do Dodonpa disparado pelo assassino. Depois da luta Goku sobe a torre Karin. Lá foi treinado pelo gato eremita e derrota Tao Pai Pai. No 23º torneio de artes marciais (Tenkaichi Budoukai) ele volta em forma robótica e perde de forma humilhante para Tenshinhan.
Pilaf - Ele é um dos primeiros inimigos de Goku e aparece no início da série Dragon Ball, queria as Esferas do Dragão para virar o imperador do mundo. Consegue uma esfera e quando descobre que Goku e seus amigos estavam com as outras esferas os captura e joga gás do sono na cela onde estavam, assim pegando todas as esferas e chamando Shenlong. Goku vira Oozaru e destrói toda sua fortaleza, só parando quando Yamcha corta seu rabo, e então Oolong pede uma calcinha da Bulma para impedir que ele realizasse seu desejo. Aparece novamente em Dragon Ball procurando as esferas do dragão e acaba libertando Piccolo Daimaoh.
General Blue - É um dos três generais da Red Ribbon e a sua missão consiste em encontrar a Esfera do Dragão que se encontra no fundo do oceano. De personalidade bastante afeminada e vaidosa, o General Blue é intransigente com todos os soldados que falhem as suas missões. Com a chegada de Son Goku, Bulma e Kuririn aos arredores do seu acampamento militar, Blue persegue-os pelo mar até a uma caverna subaquática de piratas. Aí, enfrenta Kuririn e Son Goku, mas acaba por sendo vencido graças à súbita aparição de um rato, animal que Blue tem pavor. Ainda assim, Blue consegue escapar da caverna e, graças aos seus poderes psíquicos, imobiliza Son Goku e seus amigos na casa do Mestre Kame e rouba as Esferas do Dragão. Son Goku persegue-o até à Vila Pinguim, onde Blue é enviado para o Egito com uma cabeçada de Arale. Mais tarde, ao regressar ao quartel-general, Blue enfrenta Tao Pai Pai para conseguir o perdão do Comandante Red pelo seu falhanço, mas o assassino crava-lhe a língua numa das fontes da cabeça,matando-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário