contador

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

digimon


Digimon (em japonês: デジモン, Dejimon?) é a abreviatura para Monstros Digitais "Digital Monsters" (em japonês: デジタルモンスター, dejitaru monsutā?)os quais são, segundo a história, seres que residem no Mundo Digital (Digital World), um mundo paralelo que é em grande parte uma manifestação do ciberespaço da Internet. Digimon é o nome de uma franquia que possui séries de animes e jogos eletrônicos. Lançado em 1997 após a revolução de jogos da linha pokémon 1996.

As histórias proferem sobre um grupo de crianças admitidas como os "Digi Escolhidos", que acompanham digimons especiais nascidos para proteger o seu mundo (e o nosso) de distintas potências do mal, tanto digitais como humanas. Para ajudá-los a superar os empecilhos mais variados de ambos os mundos, os digimons possuem uma habilidade especial titulada shinka (evolução). Esta habilidade consiste numa evolução momentânea, modificando a aparência e os poderes do Digimon. O conjunto de crianças que entra em contato com o Mundo Digital muda de seqüência para seqüência. Até 2007 foram geradas cinco temporadas: as duas primeiras (Digimon Adventure e Digimon Adventure Zero Two) - que estabelecem um único enredo - e as três seguintes (Digimon Tamers, Digimon Frontier e Digimon Savers) que têm narrativas não relacionadas entre si. A terceira série faz referência às empresas comerciais e televisivas das duas primeiras.

Somar a isto existe diferentes filmes baseados no universo Digimon. Um filme, Digital Monster X-Evolution estreou no início de 2005, no Japão. Este novo segmento da saga Digimon foi inteiramente feito em animação por computador.

Digimon é gerado pela Bandai e pela TOEI. Originalmente, as séries foram exibidas na Fuji TV do Japão. Foi criado pelo Grupo Toei Animation, em 1999. Segundo matéria públicaa na Revista Veja no dia 22 de março de 2000, Digimons não são parentes dos Pokémons. Ao contrário. O desenho foi criado por uma empresa concorrente para pegar carona no sucesso dos amigos de Pikachu e destruí-los. "Acredito que até o final do ano conseguiremos bater os Pokémons em audiência na TV, pois a imagem deles já está saturada e nossa qualidade é infinitamente superior", diz Mary Jo Winchester, vice-presidente da Cloverway, empresa americana que representa a Toei Animations para a América Latina.

Em Portugal, a primeira série foi veiculada pela TVI, pela SIC e pelo Canal Panda, a segunda e a terceira pela SIC e pelo Canal Panda e a quarta apenas pela SIC. No Brasil, todas as séries com exceção da quinta temporada foram exibidas pelo canal Fox Kids (antiga Jetix e atual Disney XD) na TV à Cabo e pela Rede Globo na TV aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário