contador

sábado, 27 de fevereiro de 2010

neon genesis evangelion



EVANGELION

Neon Genesis Evangelion (新世紀エヴァンゲリオン Shin Seiki Evangerion) é uma série de animação japonesa (anime) feita para televisão, produzida entre 1995 e 1997. Foi escrita e dirigida por Hideaki Anno, e produzida pelo estúdio Gainax.
Neon Genesis Evangelion (NGE) é uma série que marcou o segmento de animação japonesa (anime) nos anos 90. O enredo é considerado um dos mais complexos já criados para uma animação.
A série enfoca temas diferentes que vão sendo abordados com o desenrolar da trama, começando com um clima mais leve e descontraído que vai se tornando mais e mais denso conforme a trama avança e os mistérios e acontecimentos da história a transformam, em seus episódios finais, em uma aventura psicológica a respeito das relações entre os seres humanos.
Sinopse
Evangelion é uma série de ação de mecha apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Angels, utilizando mechas gigantes chamados Evangelions (ou EVAs). Estes mechas são pilotados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, chamado Shinji Ikari. Com outros adolescentes que foram treinados para usar os EVAs (por serem compatíveis com o mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Angels e evitar a destruição do mundo.
Personagens
Os personagens de Evangelion estão continuamente lutando com seus relacionamentos interpessoais, seus "demônios" internos, e traumas do passado, criando um complexo familiar de relacionamentos.
Anno (criador da série) descreve o personagem principal, Shinji Ikari, como um garoto solitário, e convencido dele mesmo que as pessoas não precisam dele, mas também não comete um suicídio. Ele descreve Shinji e Misato Katsuragi como extremamente "fracos, fraquinhos e fracotes" e "indecisos" em suas atitudes, que são atitudes pouco positivas para classificar alguém como herói de uma história. Quando comparados com estereótipos de heróis, Shinji é caracterizado com o que tem mais força e emoção que por sorte de heroísmo ou bravura. Rei Ayanami e Asuka Langley Soryu, os outros protagonistas, tem falhas e dificuldades similares relacionando com outras pessoas.
Os personagens de Yoshiyuki Sadamoto tem contribuido para a popularidade do Evangelion. Os designs atraentes de Sadamoto das 3 líders femininas, Asuka, Rei e Misato, lider por extremos preços de merchandise (especialmente de Rei, a "Premium Girl"), e eles tem sido imortalizados na comunidade dōjinshi, modelos de kit de garagem, e em subsequente no anime (como Burst Angel).
Media
Mangá
Existem quatro séries em mangá, todas publicadas pela Kadokawa Shoten:
• Neon Genesis Evangelion
o Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン (Shin Seiki Evangerion)
o Autoria: Yoshiyuki Sadamoto
o Lançamento: 02/1995
o Volumes: 20
• Neon Genesis Evangelion: The Iron Maiden 2nd
o Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン 鋼鉄のガールフレンド2nd (Shin Seiki Evangelion Kōtetsu no Gārufurendo 2nd)
o Autoria: Hayashi Fumino
o Lançamento: 11/2003
o Volumes: 06 (concluída em 2005)
• Neon Genesis Evangelion: Academic Record of Heaven's Descent (título provisório da versão americana)
o Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン 学園堕天録 (Neon Genesis Evangelion: Gakuen Datenroku)
o Autoria: Min Min
o Lançamento: 10/2007
o Volumes: 01 (ainda em publicação)
• Neon Genesis Evangelion: Shinji Ikari Raising Project (título da versão americana)
o Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン 碇シンジ育成計画 (Shin Seiki Evangerion: Ikari Shinji Ikusei Keikaku)
o Autoria: Takahashi Osamu
o Lançamento: 2005
o Volumes: 05 (ainda em publicação)
No Brasil, apenas Neon Genesis Evangelion e Neon Genesis Evangelion: The Iron Maiden 2nd foram lançados até o momento, ambos pela Editora Conrad.
] Anime
Do período de 1984 para o lançamento de Evangelion, o mais e tão esperado anime tem um estilo meio distanciado para um estilo popular de anime. Por exemplo, Hayao Miyazaki's My Neighbor Totoro (1988), e Kiki's Delivery Service (1989) foram ambos obras de baixo rendimento, enquanto Akira (1988) foi influenciado por revistas de desenho americanas. O diretor Mamoru Oshii tem dito que, em outras palavras de Hiroki Azuma, ninguém procurou assistir um anime que todo mundo gosta. Evangelion, entretanto, mostra o reverso disto. É totalmente em volta do estilo mecha de anime, e em particular mostra uma larga influência de Yoshiyuki Tomino's Space Runaway Ideon; particularmente, as cenas de The End of Evangelion que são claras homenagens para o último filme da série de Ideon.
Para Evangelion, foram feitos 26 episódios produzidos pelo estúdio Gainax sob direção de Hideaki Anno. A série é composta por 26 episódios de televisão, exibidos originalmente entre 4 de Outubro de 1995 e 27 de Março de 1996.
Em 2003, o anime ganhou uma nova versão, com algumas melhorias na animação, cenas novas (director cut) e um enxugamento na trilha sonora, chamando-se "Evangelion Renewal".
No Brasil, a versão original (1996) foi exibida pelos canais Locomotion e NGT (nesta última, de forma não-oficial), com áudio dublado pelo estúdio Mastersound, e teve sua versão "renewal" (2003) exibida pelo canal Animax, com nova dublagem feita pelo estúdio Álamo. Com exceção da NGT, canal UHF de fraca distribuição, os canais são de Tv por assinatura. Ao contrário de outros países da América do Sul, que exibiram o anime em Tv Aberta (como o canal Chilevisión, do Chile).
Dublagem
[editar] Episódios
001 - O ataque dos Anjos
002 - Teto não familiar
003 - O telefone que jamais toca
004 - O dilema do ouriço
005 - Rei, além de seu coração
006 - Confronto em Tokyo-3
007 - A criação humana
008 - Asuka ataca
009 - Dancem como se quisessem vencer!
010 - Inferno de magma
011 - Na escuridão silenciosa
012 - O valor de um milagre é…
013 - Invasão do Anjo
014 - SEELE, lugar para a alma
015 - Mentira e silêncio
016 - Doença até a morte
017 - A 4ª Criança
018 - O julgamento da vida
019 - A luta de um homem
020 - Forma da mente, forma do homem
021 - O nascimento da NERV
022 - Pelo menos seja humano
023 - Lágrimas
024 - O mensageiro final
025 - O fim do mundo
026 - A fera que gritou “eu” no coração do mundo
Trilha Sonora
Tema de Abertura
• "Zankoku na Tenshi no Teeze" (Cruel Angel's Thesis) - Yoko Takahashi
Tema de Encerramento
• "Fly Me to the Moon" - Claire
]Filmes
Neon Genesis Evangelion possui quatro filmes produzidos:
• "Death & Rebirth" (1h 45min)
• "The End of Evangelion" (1h 30 min)
• "Rebuild of Evangelion 01: You Are Not Alone" (1h 40 min)
• "Rebuild of Evangelion 02: You Can Not Advance" (1h 50 min)
Em 2003, o distribuidor da série nos Estados Unidos da América, ADV Films, anunciou a intenção de criar um filme live action de Evangelion que já foi parcialmente financiado, [1] mas cujo realizador e data de produção ainda não foram anunciados.

Um comentário:

  1. Oi Ghoust. Aqui é do Planeta Bizzarro. Eu, Paulo, gostei muito do seu blog. Primeiramente, parabéns. Agora, vamos aos negócios: Iremos colocar o link do seu blog nos sugeridos, mas se vc tiver um banner será melhor. Poderemos ser até parceiros.

    VLW e seu link já está lá.

    Que os mafagafos o proteja.

    Equipe PB.

    ResponderExcluir